Educadora Social de trajetória e formação.
Tenho uma trajetória de 30 anos atuando como educadora social em diferentes projetos e serviços. Fiz uma sólida carreira na área do terceiro setor e sempre tive compromisso com os mais vulneráveis e o sonho da transformação social.
Durante esses 30 anos tive oportunidade de conhecer projetos em todo Brasil e ver excelente práticas de educadores como os do Projeto Axé da Bahia, dos Meninos do Morumbi em São Paulo, do Projeto Guri no Sul, e observava que cada educador desenvolvia um importante conhecimento, porém esse conhecimento não chegava aos demais educadores, via que em cada localidade estavam sempre começando. Daí sonhei em fazer com que o conhecimento construído por um chegasse ao outro e pensei em como poderíamos compartilhar isso!
E foi por isso que no ano 2000, após já ter construído a carreira profissional, ter feito curso de extensão com a Universidade de Berkley, California em Administração de Organizações Não-Governamentais, entre outras formações, fui fazer um curso de pedagogia. Naquele momento eu pensei e acredito nisso ainda hoje, de que a transformação social passa necessariamente pela educação.
E quando terminei a pedagogia estava ávida por saber mais, aprofundar o conhecimento da educação transformadora de Paulo Freire, busquei um mestrado acadêmico que permitisse pensar uma educação para além dos muros da escola, para além dos processos burocráticos e da rigidez das grades curriculares. Encontrei e fiz o mestrado em educação na Universidade Salesiana de São Paulo, no Campus de Americana, interior de São Paulo. A Universidade Salesiana é referência em Pedagogia Social na Europa.
E foi durante este mestrado que organizei, como atividade de uma das disciplinas e para ser aplicado durante o primeiro congresso que o programa realizou, um curso que discutiu o que é ser educador social e qual a diferença entre a educação escolar e a educação social. Que se tornou o primeiro curso que ofereci há treze anos quando iniciei o trabalho de Educadores Sociais cujo lema é “UMA OUTRA EDUCAÇÃO POSSÍVEL”.
Nossa missão é construir conhecimentos novos e compartilhar os conhecimentos já produzidos na área de desenvolvimento social e humano.
O primeiro dever do educador consiste em despertar no educando o espírito da busca.
Acreditamos e atuamos em uma perspectiva de educação emancipadora e nossa metodologia pauta-se na problematização do conhecimento.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.